Triatleta Pro é desclassificado por jogar garrafinha no chão

Sul-africano Bradley Weiss joga garrafinha fora da área legal no IM Frankfurt e ganha cartão vermelho

O sul-africano Bradley Weiss,  bicampeão mundial do Xterra, foi desclassificado no Campeonato Europeu de Ironman em Frankfurt, na Alemanha, por jogar uma garrafinha fora da área legal determinada pela organização ( Littering Penalty)

“Eu estava no grupo principal e me sentia bastante confortável”, Weiss ndisse. “Eu só consegui uma garrafa de água no final do Posto.  Estava reabastecendo minha garrafa de hidratação na bicicleta e também tentando me molhar um pouco, e não vi a rapidez com que a Zona de descarte acabou. Descartei a garrafa – pensando que ainda estávamos na dentro da zona– e muito rapidamente o árbitro principal que estava conosco veio até mim e me mostrou um cartão vermelho.”

“Foi um grande choque e tentei protestar o máximo que pude, mas infelizmente ele não estava aceitando nada”, explica Weiss. “Foi difícil aceitar. No final das contas, a culpa foi minha, mas a Zona de Descarte poderia ter sido muito maior – era muito curta e isso não dá muito tempo aos atletas para aproveitar a hidratação oferecida e descartar uma garrafa. Foi minha culpa, e é algo que terei que aceitar.”

Weiss acha que deve haver uma solução para esse problema. “Vou entrar em contato com o Ironman para criar um sistema um pouco melhor para os profissionais.”

Acho que poderia ter havido um pouco de clemência neste caso.” No Instagram, um dos seguidores de Weiss mencionou o fato de ciclista profissional pagar multa em eventos da UCI por lixo, o que pode ser uma solução também no Triathlon.

No entanto, a questão seria se isso assustaria os atletas o suficiente para não jogar “lixo” fora da zona pré-estabelecida?

Redação

redacao@golonger.com.br