Por Jéssica Santos
Imagine viajar para um dos resorts mais conhecidos do mundo, com infindáveis praias de areia branca, clima agradável, com belas casas à beira-mar, iates, arranha-céus, hotéis glamourosos, conforto e segurança. Agora adicione à sua imaginação você estar num lugar paradisíaco como esse para fazer o que mais gosta: triathlon! Isso porque “Punta” é o mais novo destino do IRONMAN 70.3.
A prova
Dia 29 de novembro é o dia. O desafio do triathlon IRONMAN 70.3 Punta del Este irá começar nas águas límpidas e calmas da Baía de Maldonado, com 1,9 km de natação, circundando pela Ilha Gorriti até retornar à praia da largada. Depois, seguirá para 90 km de ciclismo, margeando a belíssima região costeira a caminho do Morro de Punta Ballena. E se nadar e pedalar em “Punta” já será um imenso prazer, correr não vai ser diferente: 21 km, num circuito plano, de duas voltas e que oferece vistas privilegiadas do mar e ainda passa por famosas atrações turísticas do lugar, como o mercado de peixes, o luxuoso Porto para iates, diversos restaurantes e, ainda, “Los Dedos” – a icônica escultura de uma mão gigantesca emergindo da areia, um dos marcos turísticos mais conhecidos do Uruguai – até a linha de chegada junto à praia, próximo ao Conrad Hotel. A competição qualificará 30 atletas para o Mundial de IRONMAN 70.3 de 2016.
Para conhecer
Ir até Punta del Leste é o desejo de muitos brasileiros. E isso porque o lugar é mesmo um paraíso. Esse famoso balneário fica a 120 km de Montevidéu, e tem fama de atrair muitos ricaços… Mas todos podem ir para lá, e gastar de acordo com o que o bolso permitir. A melhor data para visitar “Punta” é justamente na época do IRONMAN 70.3, claro. O resort fica realmente agitado entre os meses de dezembro a fevereiro, e como a prova será no fim de novembro, ainda não estará abarrotada de turistas, mas já em completo movimento, e lá, você irá encontrar muitas atrações.
Como nem só de triathlon vive o triatleta, passeie pela região costeira belíssima; visite também a Casa Pueblo, onde encontrará no fim do dia um pôr-do-sol estonteante visto do porto de Punta Ballena; vá às praias exclusivas em José Ignácio, e lá aproveite para conhecer o lugar caminhando ou pedalando pela vila, onde encontrará restaurantes, lojas, cafés, e viverá um pouco da rotina local. Não deixe de curtir também as descoladas e diversificadas cidades de La Barra e Manantiales – para chegar lá, dirija por 15 minutos pela costa Brava. Punta possui ainda museus, vinícolas, agitada vida boêmia e, claro, conceituados restaurantes. Aproveite!
Viagem
Para chegar a Punta del Este: o Aeroporto Internacional de Montevideo (MVD) fica localizado a 70 minutos de distância de Punta Del Este. Mas também há o Aeroporto Internacional de Punta Del Este (PDP), que oferece boas conexões internacionais com outros países da América do Sul.
Também é possível chegar lá de carro. O tempo de viagem partindo de Porto Alegre é de cerca de 10 horas.
As inscrições para a prova custam $400 dólares. Mais informações sobre a competição, inscrições, turismo e pacotes de viagem (incluindo acomodação e traslado), no site do evento:
http://www.ironman.com/triathlon/events/americas/ironman-70.3/uruguay
Jéssica Santos é triatleta e jornalista