Nos dias 24, 25 e 26 de abril do ano que vem será realizada entre as cidades de Ubatuba e Paraty a 7ª edição do UB515 Brasil Ultra Triathlon. O desafio é feito nos mesmos moldes do Mundial de Ultraman, no Havaí, onde no primeiro dia os triatletas nadam 10 km e pedalam 145 km; no segundo, pedalam 276 km; e no terceiro, correm duas maratonas ou 84,4 km.
Para participar da competição não basta o triatleta realizar uma inscrição, tem que ser feita uma candidatura e, após análise de currículo esportivo e entrevista, selecionado pela organização. Ter sido anteriormente finisher em provas de Ironman ou do Ohana Kahi 255.0 Ultra Triathlon (distância de 5,0 km de natação, 200 km de ciclismo e 50,0 km de corrida) – também organizado pela mesma equipe do UB515 – é o caminho a seguir.
Segundo Alexandre Luna, um dos diretores do evento, o espírito da prova é o grande diferencial. “A família a cada prova só aumenta, e sempre com os valores que prezamos desde a concepção do primeiro UB515, em 2014: superação, simplicidade, solidariedade, companheirismo e cortesia; valores representados pelas palavras havaianas ALOHA (amor), OHANA (família) e KOKUA (solidariedade). O triathlon não como um fim em si, mas um meio para algo maior que deixe um real legado na vida de cada participante.”
O UB515 de 2020 contará com a participação de dois argentinos. Um deles, Juan Cassolo, que já correu o Ultraman Havaí, realça o sonho da ultradistância. “O Ultra Triathlon é uma paixão, é um desafio esportivo e pessoal, é um sonho, e os sonhos devem ser perseguidos e tornados realidade. Os objetivos levam a um caminho que não tem retorno e esse caminho leva você cada vez mais alto, a um lugar onde você se desafia cada vez mais. Todos nós temos uma qualidade, um presente e esse fogo interior que pode nos levar a cumprir o que propomos, se trabalharmos duro e confiarmos que o esforço valerá a pena em algum momento”, ensina Juan.
Dos 33 selecionados, destaque para a única mulher, Aline Luftmann. “Desde que tomei conhecimento das provas nesta distância, sempre imaginei um dia fazer. Quando criaram o UB515 a prova passou a fazer parte dos meus sonhos no triathlon. Ano passado tive a oportunidade de conhecer o ambiente e estrutura da prova e fiquei ainda mais motivada. Minha expectativa para 2020 é concluir os três dias colocando em prática tudo o que tiver treinado e fazer a melhor prova de todas que já fiz até hoje!”, revela ela.
Fabiano Peres fará o UB515 pela primeira vez como atleta, pois já participou duas vezes como treinador e staff de Ariel Lenharo. “Espero no evento do ano que vem fazer o que amo: Triathlon com amigos que serão meus staffs, e a família que está dando suporte e incentivo desde já para iniciar os treinos, além da organização da prova, que faz com que a modalidade volte aos tempos ‘extraordinários’ do triathlon do início da década de 90, que foi quando iniciei na modalidade”, conta ele, entusiasta do período que marcou o triathlon nacional com ídolos como Alexandre Ribeiro, hexacampeão mundial de Ultraman e também diretor do UB515.
Outro estreante será Fernando Falcão, que ao saber que havia sido selecionado, já vibrou com o início do processo. “Ser selecionado para UB515 2020, o Ultraman Brasil, foi um sonho realizado. O desafio me motiva, o estilo da prova me dá energia para buscar forças além do meu limite, com crescimento pessoal, espiritual e profissional. Sinto-me mais feliz com a oportunidade de realizar esta prova e me tornar parte desta família. Aloha!”.
Para maiores informações sobre o evento, seus participantes e lista de espera, visite o site www.ub515.com.br.
São esses os triatletas selecionados para o UB515 de 2020: