Pela primeira vez dois argentinos estarão competindo no UB515, o Ultraman brasileiro
Nos dias 24, 25 e 26 de abril deste ano será realizada, entre as cidades de Ubatuba e Paraty, a 7ª edição do UB515 Brasil Ultra Triathlon. O desafio é feito nos mesmos moldes do Mundial de Ultraman, no Havaí, onde no primeiro dia os triatletas nadam 10 km e pedalam 145 km; no segundo, pedalam 276 km; e no terceiro, correm duas maratonas ou 84,4 km. Esta edição terá, pela primeira vez, a presença de dois argentinos no Start List, Juan Coassollo e Gastón Ramos, e ambos têm histórias interessantes no triathlon.
Juan tem duas experiências em provas de Ultraman, tendo inclusive competido na Flórida e em Kona, no Mundial da distância. “Eu mantenho o Ultraman Flórida em meu coração, porque me deu a possibilidade de entrar no mundo do Ultraman (como eu o chamo) e sentir-me parte e orgulhoso da família que somos (Ohana). O Havaí é um teste muito exigente, em um lugar mágico como a ilha. Um sonho tornado realidade com muito esforço. É a prova para a qual sempre prometi voltar”, revela Juan.
Gastón foi finisher do UB515 de 2018 e guarda grandes recordações do Ultraman brasileiro. “Todas as provas deixam algo, mas a chegada do UB515 gera em mim uma memória indelével e um sentimento que eu não poderia alcançar em nenhuma outro evento, talvez por ser um triathlon realizado em ‘Team’, onde tantas emoções são compartilhadas, e elas geram tantos humores indescritíveis que me dão uma sensação única de ver as fotos dos rostos da minha equipe”, lembra ele.
Para este ano, ambos o atletas estão bem motivados com a experiência que esperam ter no UB515. Juan será estreante na prova brasileira e tem boas informações dos amigos que já correram o desafio. “Fui motivado a experimentar o Ultraman no Brasil devido a uma geografia muito desafiadora e bonita. Também por tudo o que os amigos me contaram sobre como o evento é realizado, através dos participantes e dos organizadores. Espero a melhor experiência pessoal, não apenas no esporte, mas também no humano. A vida é sobre desafios, de realizar sonhos, objetivos. Normalmente, não vou a esse tipo de competição pensando em vencer um ou outro atleta, ou chegar a essa ou aquela posição da classificação. Costumo seguir com a ideia de dar o meu melhor, respeitar meus limites, gostar do que vivo da maneira que a prova me permite, e se tudo isso terminar com uma boa experiência em geral, considero-a bem-sucedida em todos os aspectos.”
Gastón, que encara o UB515 pela segunda vez, que vivenciar novamente as emoções que teve em 2018. “Quero sentir novamente aquela inundação de emoções que somente esta prova proporcionou em mim! Pensar que você pode voltar a subir a montanha, e que não foi coincidência ter sido finisher em 2018. Além disso, a Organização é um fator chave para repeti-la; ela me fez sentir como se fosse mais um atleta do Brasil, mesmo sendo argentino e, apesar da barreira do idioma, eles sempre me apoiaram, na verdade, na Fase 2, fiquei sem o carro de apoio porque a rota estava bloqueada para o tráfego e outro carro de apoio de outro concorrente fez meu apoio e não me abandonou até que minha equipe me encontrasse novamente… esse é o significado e o espírito do Ultraman!”, reforça Gastón.
BIO
Nome: Juan Coassollo
Idade: 44
Cidade: Crespo Entre Rios
Tempo de triathlon: 10 anos
Altura: 1,79m
Peso: 75kg
Roupa em borracha: XTERRA
Óculos de natação: TYR
Bicicleta: CANYON
Capacete RUDY
Tênis de treino: HOKA
Tênis de competição: HOKA
Óculos de sol: OAKLEY
Objetivo no Triathlon: “Viver boas experiências pessoais e de grupo. Não vivo no triathlon, sou competitivo, mas não olho para os resultados da qualificação para avaliar meu desempenho. Estou procurando algo que me faça feliz e me deixe satisfeito. No dia em que não for assim, provavelmente farei outra coisa.”
BIO
Nome: Gastón Alejandro Ramos
Idade: 42
Cidade onde nasceu: Buenos Aires, Argentina
Cidade onde vive: Martínez, Argentina
Tempo de triathlon: 5 anos
Altura: 1,81m
Peso: 86kg
Roupa de borracha: Xterra
Óculos de natação: Tyr
Bicicleta: Giant Trinity, Giant TCR Advanced
Capacete: Spiuk
Tênis de competição: Saucony Triumph
Tênis de treino: Saucony Triumph
Óculos de sol: Oakley
Equipe: Turistas del Triatlón (TDT)
Patrocínio / Apoio: GAMAN Argentina / NextStep
Objetivo no triathlon: “O primeiro é poder competir no Havaí uma competição de triathlon (qualquer distância e evento), então esse lugar é para esse esporte. O segundo e o mais importante e não depende de mim, eu gostaria de ser finisher de um Ironman com meu filho, em alguns anos, quando ele tiver a idade de competir, então vai depender se ele quiser praticar esse esporte, pois atualmente tem 11 anos. Imagino cruzar a linha com ele, independentemente do tempo que fizermos, acho que seria um aprendizado bonito e uma lembrança inesquecível.”