Vanuza Maciel vence o Ultraman Arizona

Aos 52 anos ela é a primeira brasileira a vencer um Ultraman Oficial 

Com muita dificuldade a lá Brasil, como não poderia deixar de ser, a brasileira guerreira Vanuza Maciel venceu o inaugural Ultraman Arizona depois de muita luta.

Com a bike extraviada, ela ganhou o melhor presente de aniversário quando sua bike foi entregue pela cia aérea na quarta-feira, menos de 48h para a largada da prova. 

Aos 52 anos a vice-campeã mundial do Ultraman, com mais de 30 anos de triathlon, diversas participações e conquistas em provas no Brasil e no mundo, a curitibana, é a primeira brasileira a vencer um Ultraman oficial, após a performance deste final de semana.

No primeiro dia, com uma água na casa dos 12º graus celsius, todos os competidores foram retirados da natação, inicialmente prevista para os 10km tradicionais do Ultraman, por volta dos 2km de prova. Muitos já abandonavam e outros sofriam de hipotermia devido ao frio combinado com ventos fortíssimos.

Natação cancelada e todos recuperados a organização deu início aos 145km de ciclismo previstos para o primeiro dia. Vanuza fez ótima prova chegando em 4ª entre as mulheres.

No 2º dia, com o desafio de 276km sobre duas rodas, ela pedalou forte e confiante chegando em primeira, superando a americana Meridth Terranova  por 6 minutos e alcançando a liderança geral com uma vantagem de 1min40s.

No último dia, na clássica dupla maratona, em seus 84km, eles saiu forte e foi abrindo vantagem. Confiante após 2 anos de treinos devido aos adiamentos da prova por causa da pandemia, ela segurou o pace. Após 42km ela já tinha 15min de vantagem sobre a americana.

No km 70, ela já tinha mais de 5km de vantagem e pode controlar a prova até o final  para a maior conquista da sua vida.

Vanuza agora encara do Ironman Brasil em maio e deve competir no mundial de Ultraman no Havaí em 2023.

Entre os homens o americano Steven Keller foi dominante vencendo de ponta a ponta com as melhores parciais nos 3 dias de prova.

Redação

redacao@golonger.com.br