Véspera de Mundial com Luisa Baptista: ” Nadar rápido, pedalar forte e correr para morte!”

Brasileira fala sobre como foi o treinamento e suas expectativas para o Campeonato Mundial de Triathlon de amanhã, em Hamburgo

Como foi feito o trabalho (treinamento) deste ano especial e como ele se encaixa no Mundial anunciado há poucas semanas em Hamburgo?
Durante o período de quarentena conseguimos nadar de 3 a 4 vezes na semana; pedalar, fizemos praticamente tudo indoor; mantemos um bom volume de corrida e trabalho de força constante, então os treinos foram de base. Nas últimas 3 semanas, em Rio Maior, o Eduardo Braz nos prescreveu muitos treinos já voltados pra potência (tiros de 50 e 100 na natação, 5 a 30 s na bike e 200m a 1km na corrida), tivemos um auxílio fenomenal do Gustavo Meliscky, fisioterapeuta que nos acompanhou e permitiu voltar à carga mais intensa após esse período todo sem que tivéssemos grandes lesões.

Qual é a expectativa do retorno às competições e como essa prova sprint encaixa nas suas habilidades, ou não, em comparação à prova olímpica?
Vai ser uma prova bem rápida, já que a temperatura está baixa, não é tão técnica e a bike é bem plana, para mim esta está sendo mais uma oportunidade de fazer o que mais gosto num ano que tem sido complicado; toda prova sempre traz muitos aprendizados, e sair daqui como uma atleta um pouco melhor que antes, já vai ter válido a pena.

Em uma prova tão rápida, aonde está a chave para um bom resultado no Mundial? Qual a estratégia?
Nadar rápido, pedalar forte e correr pra morte! Brincadeiras à parte, cada prova é uma prova, mas acredito que a natação até a primeira boia e a primeira volta completa de ciclismo são cruciais para um bom resultado.

Como será a Nutrição na prova?
Pré-prova: palatinose e uma cápsula de sal ao longo da tarde
50 min antes: cafeína (210mg)
15 min antes: gel
Bike: isotônico (300ml aproximadamente) e se der tempo, 1 gel.

Luisa Baptista
Idade: 26 anos
Altura: 1,67m
Peso: 53 kg
Bike: bike oferecida pelo SESI-SP
Tênis de corrida: variados
Óculos de natação: variados

⠀⠀⠀

Redação

press@trisportmagazine.com