Francês vence prova em Hamburgo com ataque no final da corrida
Vincent Luis venceu neste sábado o Campeonato Mundial de Triathlon, em Hamburgo, na Alemanha. O francês conquistou seu segundo título mundial consecutivo, sendo que ano passado foi vencendo o Circuito Mundial e, este ano, devido à pandemia mundial de COVID-19, esta prova única, realizada agora há pouco.
Ele fez parte sempre do primeiro pelotão de triatletas, saindo da água junto com o britânico Alistair Brownlee, que foi o líder da natação após 750 metros de disputa. No pedal de 20km, integrou o grupo de oito atletas que ditou o ritmo do ciclismo. Este grupo tinha, além dele, Alistair e Jonathan Brownlee, Léo Bergere, Dorian Coninx, Mark Deváy, Justus Nieschlag, e o português Vasco Vilaça, grande surpresa do dia. Esse grupo líder abriu 22 segundos do enorme grupo perseguidor, que incluía grandes corredores, mas, a verdade é que um pelote menor consegue se organizar melhor do que um grande, e a diferença foi essa entre os dois grupos na entrada da transição da bike para a corrida.
Na corrida, apesar de todos correrem sempre próximos, em pouco tempo o trio que veio a ser o pódio já estava destacado, e os conhecidos corredores do pelotão perseguidor se aproximavam, mas sem o bastante para tirar a diferença em 5km. Ao final, Vincent Luis bicampeão mundial, com o jovem português Vasco Vilaça sendo vice e o francês Léo Bergere cruzando em 3º lugar. O belga Jelle Geens veio de trás e cruzou em 4º, seguido pelo britânico Alex Yee, que também veio do pelotão perseguidor. O brasileiro Manoel Messias foi o 47º colocado e Kauê Willy parou a prova no ciclismo.
⠀⠀⠀