O francês Vincent Luis é o novo campeão mundial de Triathlon. O título foi garantido neste sábado, na “Grand Final” do “World Triathlon Series” (conhecido como Circuito WTS), quando ele cruzou a linha de chegada em 5º lugar. A prova foi vencida pelo norueguês Kristian Blummenfelt.
Vincent era o grande favorito para ser o campeão, após ter feito boa vantagem de pontos sobre o espanhol Mario Mola ao longo das prévias oito etapas do Circuito. Na prova, após uma natação de 1.5km rápida e sem a liberação da roupa de borracha, um primeiro pelotão foi formado e todos os favoritos já estavam nele, inclusive Mola, que costuma nadar um pouco mais atrás. Para a etapa de 40km de ciclismo o pelotão perseguidor, já na segunda volta encostou, formando um grupo líder maior ainda. As tentativas de quebras no pelotão foram sempre controladas.
10km de corrida para finalizar e o grupo na liderança era formado pelo trio espanhol Javier Gomez, Fernando Alarza e Mario Mola, com a companhia de Vincent Luis e dos noruegueses Gustav Iden e Blummenfelt, este, por sinal, atacando a todo momento na tentativa de desgarrar dos adversários. Depois de 5km seu ataque funcionou e começou um voo solo em ritmo alucinante, com os dentes trincados, no limite de suas forças.
Ao final, vitória da etapa para Kristian Blummenfelt, a primeira dele no WTS, 2º lugar para Mario Mola e 3º para Fernando Alarza. Kristian comemorou muito o feito, mas o mais feliz era Vincent Luis, pela primeira vez, campeão mundial de Triathlon. O brasileiro Manoel Messias, nosso único representante, não completou a prova.