Helen Jenkins, 36 anos, bicampeã mundial da ITU e que migrou este ano para as provas longas, será a atleta da tradicional marca
Uma das marcas mais tradicionais do ciclismo mundial, primeiramente emergindo como construtora de quadros na França, no início da década de 70, a Vitus Bikes teve um papel fundamental como uma das pioneiras no design e na fabricação de quadros de alumínio com tubos colados, sendo o mais emblemático o 979, inovador na época e ainda hoje uma relíquia entre os colecionadores.
Ao longo dos últimos anos a Vitus foi perdendo espaço para novas marcas, e sem nenhuma grande equipe a representando nas grandes Voltas de ciclismo, poucos da nova geração de ciclistas e triatletas têm o real conhecimento do valor da marca. Entretanto, isso pode começar a mudar…
A britânica Helen Jenkins (foto abaixo), 36 anos, três vezes atleta olímpica e bicampeã mundial da ITU, fechou acordo para começar a competir com a marca francesa nesta temporada. Helen voltou às competições este ano, no Ironman 70.3 Dubai, para terminar no top 5 – nesta prova a brasileira Pâmella Oliveira foi a 3ª colocada – após um intervalo de quatro anos, que envolveu dois filhos e duas cirurgias da coluna vertebral.
Nesta prova, Helen esteve entre as duas melhores na água e teve uma das melhores corridas do dia, mas sentiu que havia uma enorme diferença para suas adversárias no ciclismo, e foi à busca por um melhor equipamento, condicionamento físico e bike fit. As provas sem vácuo são uma novidade para ela, então, mesmo sendo muito experiente, ainda está em processo de adaptação.
Para as provas de contrarrelógio, Helen usará a Vitus Auro TEAM eTap TT (foto acima); para treinos e eventuais provas com vácuo, sua bike será a Vitus Vitesse Evo CRX eTap AXS, e seu foco é o Campeonato Mundial de Ironman 70.3, marcado a princípio para novembro, na Nova Zelândia.
“A transição para a distância Ironman e provas sem vácuo foi emocionante. Depois da minha primeira prova, eu sabia que precisava escolher um parceiro de bicicleta que tivesse confiança para conseguir minhas melhores performances. Eu precisaria de uma bicicleta muito aerodinâmica, mas também de algo confortável e ajustável para se adequar à minha posição. Esperei encontrar o par certo, um parceiro que pudesse fornecer não apenas o equipamento ideal, mas também apoio para me ajudar a alcançar o sucesso. E o que eu amo é que a equipe que me apóia, os mecânicos que constroem as bikes e muito mais, são os mesmos que apóiam todos os clientes, o que nem sempre é o caso. Como muitos, mal posso esperar para a temporada voltar, e quando for seguro, será ótimo sair e pedalar com minhas novas bikes. Enquanto isso, eu estou gostando de fazer longos treinos indoor, no Zwift, alguns com mais de 130 km, confortavelmente na posição TT”, disse Helen Jenkins. Assim a Vitus anunciou sua nova atleta no Instagram:
https://www.instagram.com/p/B_pFb-xnOjo/?utm_source=ig_web_copy_link