Marca holandesa afirma ter a menor resistência ao vento que qualquer roda tradicional de estrada
Ciclistas holandeses ganharam várias medalhas utilizando as rodas M5 2-Spoke nas Paraolimpíadas do Rio 2016 ( 2 ouros, 1 prata e 1 bronze), no World Time Trial no Qatar e também no Holandês de TT elite.
Disponíveis para bikes com freio a disco também, as rodas têm um design exclusivo e diferente, e estão disponíveis em várias configurações, incluindo tubulares para estrada e pista, para rodas a disco e clincher para pista. As rodas já receberam aprovação da UCI para o contra-relógio e competição de pista.
Durante o Almere Triathlon 2019, Sarissa de Vries da Holanda (foto) melhorou seu recorde em 5 minutos no percurso de bike. Há 2 semanas a triatleta venceu o Challenge Riccione, na Itália, com o melhor bike split do dia.
Construção
As rodas M5 de 2 raios usam um design de carbono direcional exclusivo que tem uma única longarina em forma de aerofólio conectando o aro ao cubo (e formando os dois raios).
Em seguida, usa um perfil de aro de 23,7 mm de largura que varia em profundidade à medida que gira, mantendo um perfil de 48 mm de profundidade média à medida que se aproxima da transição com o vento nas lâminas dos raios, mas fica mais profundo até 90 mm depois que o raio corta o ar para uma transição mais suave e mais suave do fluxo de ar novamente.
Isso resulta em uma profundidade de borda variada um tanto semelhante as rodas Zipp 454 NSW, mas com 2 raios em vez de 18 ou 24.
O projeto das rodas foi desenvolvido primeiro por meio de estudos aerodinâmicos CFD, então o M5 as levou para o túnel de vento para colocá-las frente a frente com rodas de raios convencionais; rodas de carbono de 3, 4, 5 e 6 raios e até discos maciços.
Eles disseram que os resultados “mostraram muito claramente a posição número 1 da roda de 2 raios em relação a “TODOS” os outros tipos de roda”, executando testes de ventos cruzados 90º, o que na prática da pedalada é impossível. A empresa declara que as rodas são as mais rápidas do mundo, mas apresentam um peso maior de 2100g em seu par, o que é considerado pesado.
As rodas são feitas na Holanda, com preço aproximado de €1570 para as rodas dianteiras e €1650 para as traseiras.
Ultimamente podemos observar alguns triatletas profissionais europeus usando a 2-spoke. As rodas são muito rápidas e uma ótima opção para percursos planos em um look totalmente diferente.