É importante usá-lo corretamente para evitar mais dores ou até mesmo piorar lesões
Por Fabiola Vieira
Quem nunca ouviu do técnico ou parceiro de treino a icônica expressão “No pain, no gain”, quando cabeça e corpo chegam querem desligar e você precisa de um incentivo a mais para continuar. Graças aos deuses do Jornal of Athletic Training não precisa ser exatamente assim. Um estudo relatou que utilizar o foam roller após o treino não apenas reduz a dor muscular tardia, mas também melhora o tempo de sprint, a produção de energia e a resistência nos dias seguintes aos treinos mais puxados.
Embora o foam roller seja muito bom, é importante usá-lo corretamente para evitar mais dores ou até mesmo piorar lesões.
- NÃO É INDICADO PARA ARTICULAÇÕES. Use-o somente em tecidos moles, como músculos e tendões.
- NÃO GASTE MUITO TEMPO EM PONTOS-GATILHO, isso pode levar a mais dor e sensibilidade.
- NÃO USE EM LESÕES. Deixe-as cicatrizar completamente antes.
Não tem muito tempo para soltar a musculatura no pós treino? Aqui vão dicas que tomarão menos de 10 minutos do seu treino e, acredite, farão toda a diferença na sua recuperação muscular e na maneira como vai chegar ao próximo treino.
Panturrilha
Sente-se com as pernas esticadas e posicione o rolo abaixo da panturrilha. Enquanto você desliza a panturrilha sobre o rolo faça movimentos de flexão e extensão do tornozelo.
Glúteo
Sente-se no rolo, joelhos dobrados e com o quadril levemente virado para o lado. Role a parte lateral do glúteo sobre o rolo.
Quadríceps
Deite-se em posição de prancha com os cotovelos no chão, coloque o rolo abaixo da coxa. Deslize o corpo para frente e para trás com cotovelos fixos de modo que o rolo massageie a parte anterior da coxa.
Isquiotibiais
Sente-se com uma perna dobrada e outra esticada, coloque o rolo abaixo da coxa na perna esticada. Com as mãos e o pé da perna dobrada fixos, leve o corpo para frente e para trás massageando a parte posterior da coxa.
Faça 01 série de 30 segundos para cada músculo após o treino e garanto que começará a sentir a diferença logo nos primeiros dias.
Abaixo, confira o vídeo explicativo.
Fabíola Vieira é fisioterapeuta e triatleta amadora
@fabiolabvieira