Você sabe o que é Heat Stroke?

Entenda os riscos e prevenção em um colapso durante uma prova ou treino

Quem lembra do Williamsburg Triathlon, nos EUA, disputado nas distâncias sprint, olímpico e Half distance, com a participação de atletas profissionais brasileiros. Dentre eles participou André Lopes, atleta de 28 anos.

Até os últimos quilômetros da linha de chegada André encontrava-se em terceiro colocado quando subitamente colapsou, desmaiou e foi retirado da prova.

Eventos como esse, de perda súbita da consciência, nos deixam muito preocupados pois a sensação é de total perda de controle, nosso corpo simplesmente desliga sem dar tempo para parar ou se proteger. Como alguns já relataram “é como se caísse o disjuntor, a energia acaba”.

Existem diversas causas para esse tipo de acontecimento, de causas cardíacas e neurológicas (mais graves) a causas menos graves como desidratação e exaustão.

Excluindo-se as causas mais graves, uma frequente causa de colapso em provas é o Heat Stroke, a exaustão pelo calor levando a insolação.

Naquele dia em Virginia a temperatura média da prova foi cerca de 30°C e a humidade relativa do ar girou em torno de 88 a 100%.

E o que isso interfere na performance e na saúde do atleta?
O calor do seu corpo combinado com o calor do ambiente resulta no que é chamado de temperatura central – a temperatura interna do seu corpo. Seu corpo precisa regular o ganho de calor (e, em climas frios, a perda de calor) do ambiente para manter uma temperatura central normal, aproximadamente 37° C.

No calor, seu corpo se resfria principalmente pela transpiração. A evaporação do suor regula a temperatura do corpo. No entanto, quando você se exercita vigorosamente em um clima quente e úmido, seu corpo se torna menos capaz de se resfriar com eficiência. Como resultado pode desenvolver a exaustão pelo calor, a forma mais branda de doença relacionada ao calor. Os sinais e sintomas geralmente incluem sudorese intensa, fadiga, sede e cãibras musculares.

Não tratada, a exaustão pelo calor pode levar à insolação, uma condição com risco de vida que ocorre quando a temperatura corporal atinge 40° C ou mais. A insolação pode levar a perda súbita da consciência e requer atenção médica imediata para evitar danos permanentes ao cérebro e outros órgãos vitais.

Qualquer pessoa pode desenvolver exaustão pelo calor e insolação, mas certos fatores aumentam sua sensibilidade ao calor. Eles incluem: extremos de idade, obesidade, algumas medicações (diuréticos), temperaturas elevadas e alterações bruscas de temperatura.

Ao identificar os primeiros sintomas de exaustão por calor durante um treino ou prova é importante ouvir seu corpo e parar o exercício, descansar em ambiente fresco abrigado do sol, beber fluidos para saciar a sede, alimentar-se e resfriar o corpo.

Para prevenir a exaustão por calor é importante a hidratação adequada e a devida aclimatação ao ambiente quente de forma gradativa, evitando a exposição/treino nas horas mais quentes do dia. Prepare-se para as provas em locais muito quentes e úmidos treinando em locais com clima similar, chegando ao local da prova com alguns dias de antecedência expondo o seu organismo ao novo ambiente e durante os treinos faça um bom planejamento.

Dr. Filippo Aragão Savioli
Cardiologia do Esporte
@cardioesporte

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br