World Athletics altera regras que regem os tênis de corrida

Tênis com placas de fibra de carbono para todos que desejarem

Nesta semana, a World Athletics anunciou novas revisões de suas regras que regem a tecnologia de tênis de corrida, projetadas para garantir a segurança dos atletas que se preparam para os Jogos Olímpicos de 2020 (que serão realizados em 2021…) e para preservar a integridade da competição da Elite.

Essas emendas, aprovadas pelo Conselho Mundial de Atletismo e introduzidas com efeito imediato, são baseadas em discussões significativas em andamento com o Grupo de Trabalho sobre Calçados Esportivos, estabelecido este ano, e com os fabricantes de calçados.

Elas incluem alterações na altura máxima das sapatilhas com cravos para eventos de atletismo de pista e o estabelecimento de um ‘Esquema de disponibilidade de calçados esportivos’ para atletas de elite não patrocinados (leia-se aí, tênis com placa de fibra de carbono à disposição de todos…). A altura máxima para os tênis de “asfalto” (40 mm) permanece inalterada.

O objetivo dessas emendas é manter o status atual da tecnologia até os Jogos Olímpicos de Tóquio em todos os eventos; até um recém-formado Grupo de Trabalho sobre Calçados Esportivos, que inclui representantes de fabricantes de calçados e da Federação Mundial da Indústria de Artigos Esportivos (WFSGI), tiveram a oportunidade de definir os parâmetros para alcançar o equilíbrio certo entre inovação, vantagem competitiva e universalidade e disponibilidade.

Alterações
Esclarecimento da posição para os novos tênis que foram aprovados até o momento. Como uma obrigação contínua, os atletas, seu representante autorizado ou o fabricante do calçado devem continuar enviando as especificações do tênis e, se solicitado, o novo modelo para exame pelo especialista independente da World Athletics;

Os tênis aprovados devem ser disponibilizados, antes de uma competição internacional, para distribuição a qualquer atleta de elite não contratado, por meio de um esquema de disponibilidade de calçados esportivos. O Grupo de Trabalho sobre Calçados Esportivos desenvolverá esse esquema, incluindo cronogramas, critérios para atletas de elite, número de pares de sapatos necessários e método de distribuição.

ITU
A União Internacional de Triathlon (ITU) não teve uma nova posição oficial, mas costuma seguir as orientações da World Athletics quando o assunto em questão são as regras do esporte, no caso, da corrida.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com