World Cup na Noruega terá presenças de Iden e Blummenfelt

Evento marca a estreia de uma World Triathlon Cup na Noruega e terá a participação de grandes nomes do esporte

A ação retorna ao tapete azul da World Triathlon neste domingo, em Bergen, para a Noruega sediar sua primeira World Triathlon Cup. A cidade não foi escolhida à toa, pois é o local de nascimento do atual campeão olímpico e mundial Kristian Blummenfelt, do campeão mundial de IM70.3 Gustav Iden, e de Casper Stornes.

As conquistas deste trio, que estará presente no evento, colocaram a Noruega – e mais especificamente Bergen – firmemente no mapa do triathlon mundial e, neste fim de semana, veremos uma celebração do esporte para destacar a notável safra de talentos que saiu da “cidade das sete montanhas”.

O país já tinha uma rica tradição no triathlon de inverno – também sediará o Campeonato Mundial de Triathlon de Inverno de 2023 – e agora está pronto para ver os atletas nadarem 750m nas águas geladas de Vågen, antes de 20km num percurso de bicicleta técnico, rápido e totalmente focado, que inclui uma mistura de paralelepípedos, asfalto, algumas curvas fechadas e a inclusão de quatro passagens pela Nordess Hill, alinhadas com a multidão local. O percurso de corrida também não será simples, 5 km pelo coração da cidade, com uma leve subida logo após o famoso mercado de peixe, para terminar entre as belas e coloridas casas do porto de Bergen.

Ele pode não estar com o número 1 do Start List, mas sem dúvida todos os olhos estarão voltados para Kristian Blummenfelt na tarde de domingo. O atual campeão olímpico e mundial teve uma temporada incrível até agora no formato de longa distância, como vencedor do Campeonato Mundial de Ironman, da Collins Cup e do projeto Sub7, mas a questão agora é como ele se sairá em uma prova de sprint?

A última largada de Blummenfelt no formato Sprint foi a Copa do Mundo de Arzachena do ano passado, onde terminou em 7º lugar, mas o superastro norueguês conhece esse percurso e vencê-lo nas ruas onde cresceu não será fácil. Como ele costuma dizer, será um dia de “dar duro ou voltar para casa”, mesmo que desta vez “para casa” esteja a poucos metros da linha de chegada.

Domingo também verá o retorno às provas do britânico Jonathan Brownlee. O três vezes medalhista das Olimpíadas segue focado em escalar o ranking olímpico mais uma vez, e está de volta após uma fratura sofrida no punho num acidente de bicicleta na WTCS de Leeds. Vale destacar também os nomes dos franceses Dorian Coninx e Tom Richard, além de  Max Studer (SUI), Genis Grau (ESP) e Matthew McElroy (EUA).

Na categoria Feminina, destaque para a americana Kristen Lasper, Zsanett Bragmayer (HUN), Kate Waugh (GBR), Albert Pedersen (DIN) e Sandra Dodet (FRA), sempre forte na etapa de corrida.

O evento será transmitido – mediante assinatura – ao vivo na plataforma da World Triathlon, a TriathlonLive.tv, com os horários de início da seguinte forma:

Elite Women: 14:35 local / 09:35 Brasília

Elite Men: 16:50 local / 11:50 Brasília

Redação

press@trisportmagazine.com