World triathlon congela classificação olímpica

Em decisão via teleconferência entidade segura provas classificatórias até 1º de maio

Em reunião realizada ontem, por teleconferência, a Diretoria Executiva da ITU – World Triathlon discutiu o reinício dos períodos de qualificação olímpica e paralímpica.

Depois de consultar os atletas, treinadores, comitês médicos e técnicos, o Conselho aprovou a decisão de esperar mais algumas semanas para ver como a situação atual com a pandemia de Covid evolui antes de ter a palavra final nos rankings olímpico e paralímpico.

O Conselho decidiu que a qualificação olímpica e paralímpica não será reiniciada antes de 1º de maio, e uma decisão final sobre isso será tomada em 18 de março. A classificação foi congelada em março passado, com eventos que ocorreram no final da temporada de 2020 não contando para o ranking olímpico ou paraolímpico

O Conselho Executivo revisou o calendário planejado para a temporada de 2021, com a Série do Campeonato Mundial de Triathlon e as Copas do Mundo devendo recomeçar após 1º de maio também. 

A Copa Mundial de Triathlon de Miyazaki, que acontecerá no dia 20 de março, infelizmente teve que ser cancelada pela União Japonesa de Triathlon e pelo comitê organizador local, devido às atuais restrições de viagens na região.

O Conselho aprovou, com o apoio do Comitê do Para Triathlon, nomear Katerina Magkou (Grécia) como Chefe de Classificação Mundial do Triathlon e Javier Martinez Gramaje (Espanha) como Chefe Adjunto. Alan Beckford (Jamaica) foi nomeado membro do Comitê Feminino.

A Diretoria Executiva da World Triathlon também aprovou o Acordo do Atleta que vigorará para a temporada 2021, e deu luz verde ao relatório sobre a situação atual do Triathlon de Inverno, disciplina que conta com o apoio da diretoria para continuar crescendo dentro do auspícios da World Triathlon.

Além disso, o acordo de desenvolvimento com a Confederação Continental Europeia foi aprovado para o ano de 2021.

Redação

redacao@golonger.com.br