Cidade alemã receberá os grandes nomes do triathlon nos próximos dias 5 e 6 de Setembro
Devido à pandemia COVID-19 em curso, as provas da World Triathlon Series de Hamburgo não acontecerão no centro da cidade, como de costume nos anos anteriores, mas sob condições controladas no parque da cidade do distrito de Winterhude. Um Start List impressionante de atletas de elite, masculinos e femininos, competirá na distância de sprint (750 m de natação/20km de bike/5km de corrida) na tarde de sábado, 5 de setembro, enquanto o Campeonato Mundial de Revezamento Misto, com 22 equipes, na tarde de domingo, 6 de setembro.
O evento é a primeira prova do calendário mundial de triathlon da ITU (União Internacional de Triathlon) desde o início da pandemia, em que os melhores triatletas de elite do mundo estarão presentes, incluindo os atuais campeões mundiais Katie Zaferes (EUA) e Vicent Luis (FRA), além dos brasileiros Manoel Messias, Luisa Baptista e Vittoria Lopes (esses três para a prova individual).
Embora as provas do evento em Hamburgo – que costumam ter a presença de 10.000 atletas amadores participantes, sendo considerado o triathlon com mais inscritos no mundo – não pudessem garantir os regulamentos de higiene aplicáveis na Alemanha e o rastreamento necessário dos contatos devido aos muitos milhares de espectadores no centro de Hamburgo, as provas profissionais serão realizadas com a exclusão de espectadores e aderindo a um conceito de higiene especialmente desenvolvido para este evento.
Este conceito é baseado nas diretrizes COVID-19 do IRONMAN Group, de acordo com os padrões industriais para grandes eventos esportivos ao ar livre, bem como as normas e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Global Medical Advisory Board do IRONMAN Group. Além disso, esse conceito é baseado nas diretrizes da International Triathlon Union (ITU) e da German Triathlon Union (DTU), que regulamentam os requisitos para a admissão de atletas e treinadores às competições.
“É difícil descrever o quão felizes estamos por retomar o calendário mundial de triathlon em Hamburgo”, disse Marisol Casado, Presidente da ITU. “A família do triathlon, como o mundo todo, sofreu muito durante essa pandemia, e é muito importante e significativo para nós estar de volta ao tapete azul do HAMBURG WASSER World Triathlon. Gostaria de agradecer ao LOC, às autoridades de Hamburgo, à Federação Alemã de Triathlon e a todos os funcionários pelo trabalho árduo que realizaram para garantir que possamos organizar com segurança este evento para todos os atletas. E um grande obrigado a todos os atletas que estarão participando da competição por continuarem treinando e respondendo positivamente durante a pandemia e bloqueio e por virem a Hamburgo”.