XTerra 10 anos: Ilhabela comemorou aniversário com vitórias de Malagon e Gobbo

Diogo Malagon e Sabrina Gobbo sagram-se campeões da terceira etapa do circuito XTerra, realizada neste sábado, dia 9 de maio, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

A prova, que comemorou os 10 anos de Xterra no Brasil, faz parte do XTERRA World Tour e valeu vaga para a disputa da etapa mundial, que acontece no mês de outubro em Maui, no Havaí.

Disputada na distância de 1,5km de natação, 23,4km de mountain bike e 8km de trail run, a competição no arquipélago de Ilhabela é considerada uma das mais difícieis do mundo.

SunriseFloripa-64

Não bastasse o trajeto técnico e desafiador, os atletas ainda tiveram que encarar um  percurso escorregadio, com muita lama, fruto da chuva que castigou a região nos dias anteriores. 

Diogo Malagon, campeão da elite masculina, venceu pela primeira vez uma etapa do circuito, fechando a prova com o tempo de 2:33:33. Mesmo não saindo bem da água, a 40 segundos do pelotão da frente, liderado pelo experiente Rodrigo Altafani, o atleta mostrou na etapa da bike sua força, assumindo lideraça perto do km 15. 

“Foi muito especial vencer aqui.

Além de ser a etapa mais dura do circuito mundial, são 10 anos de XTerra Ilhabela”, destaca o atleta, que diz ter tido dificuldade na natação, mas conseguiu se recuperar bem na etapa da bike. “Perdi um pouco de terreno para o primeiro pelotão. Fiquei preocupado porque não conseguia chegar. Subi na bike a cerca de 40 segundos atrás do líder e pensei: ‘Agora é hora de fazer força’.

Eu conheco bem o circuito de Ilhabela e acho que fez diferença. Depois que assumi a liderança, tentei segurar o rtimo para ninguém encostar. Saí para correr com um pouco de cãibra e não podia forçar muito no começo. Deixe para forçar na parte plana. A estratégia deu certo e estou feliz”, comentou o atleta após a prova.

SunriseFloripa-45

O pódio no masculino foi completado por Frederico Zacharias, que finalizou a prova com 2:34:55 e, com o resultado, assume a lideraça do ranking do circuito após três etapas. Rodrigo Altafini ficou na 3ª posição, com 2:37:05. Alexandre Manzan, que está se dedicando mais às corridas de aventura, sentiu a falta de ritmo na etapa do pedal e ficou na 4ª colocação, com o tempo de 2:38:51. 

Felipe Molleta, vencedor das duas primeiras etapas, teve um problema com o pedal da bike já no primeiro quilômetro da trilha e acabou abandonado a prova. Quem também abandonou a competição por problemas na bike foi o espanhol Albert Soley Castell.
No feminino, Sabrina Gobbo confirmou o favoritismo e venceu a terceira etapa seguida, garantindo assim a permanência na liderança do ranking de 2015. A triatleta liderou a prova do começo ao fim e cruzou a linha de chegada em 3:14:11.

Sabrina marca presença no evento de Ilhabela desde 2006, quando fez o revezamento. De lá para cá, não deixou mais de participar.

SunriseFloripa-111

“Aconteceram duas coisas inéditas nessa prova, A primeira é que saí já em primeiro da água. A segunda é que conheço muito este percurso e eles mudaram uma alça este ano. Acabei fazendo uma subida. Achei que isso fosse me prejudicar, mas deu tudo certo, já que estava com uma boa vantagem”, falou a atleta ao final, que enfatizou a dificuldade maior na edição deste ano, devido às chuvas que caíram na região dias antes. “Esta prova é sempre dura e fica mais dura quando chove. Hoje estava sol,  mas choveu a semana inteira e o percurso estava bem molhado. Tive que empurrar bastante a bike, mas, por ser um percurso que eu conheço bem, acabou dando tudo certo e estou muito feliz com essa terceira vitória no ano.”
Resultado Triathlon XTERRA

Masculino
Diogo Malagon- 2:33:33
Frederico Zacharias – 2:34:55
Rodrigo Altafini – 2:37:05

Feminino
Sabrina Gobbo – 3:14:11
Laura Mira Dias – 3:30:45
Isabella G. Ribeiro – 3:32:07

Redação

redacao@golonger.com.br