Jovem de 23 anos muda de Balneário Camboriú para São Paulo em busca do sonho olímpico
O triatleta profissional Yago Alves, de 23 anos, é jovem na idade, mas um veterano quando o assunto é triathlon, pois pratica o esporte desde 2006, quando tinha sete anos, após assistir o “Fast Triathlon” – evento que também era transmitido pela Rede Globo – com seu pai e se encantar com o “nadapedalacorre”.
Vindo da natação, ele fez sua estreia como triatleta em Balneário Camboriú, Santa Catarina, se tornando, à época, o mais jovem atleta no Brasil federado junto à Confederação Brasileira de Triathlon – CBTri.
De lá pra cá, muitos treinos, crescimento, conquistas e mudanças fizeram parte de sua carreira. Durante muitos anos, Yago treinou no CPH, com Rafael Palito, absorvendo a experiência de treinar com todos os triatletas de alto nível que integram o time. Entre outras conquistas, as mais recentes foram o 3º lugar no Campeonato Brasileiro Sub-23 e no Sul-Americano Sub-23, além de ter sido 3º colocado geral na Copa Brasília e 4º geral nos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Este ano, Yago foi morar em São Paulo e se juntou à equipe do Esporte Clube Pinheiros, coordenado pelo Professor Marcelo Ortiz, onde destacam-se Djenyfer Arnold e Miguel Hidalgo. “No final de 2021 existiu esta possibilidade de vir para o Esporte Clube Pinheiros. Estar em São Paulo e poder treinar com atletas que têm o mesmo objetivo, as Olimpíadas, vai ser muito bom pra mim”, disse ele.
Em termos de crescimento, Yago aponta que tem que otimizar a etapa final do triathlon. “Tenho que melhorar minha corrida, mas pensando em nível mundial, se não tiver uma natação muito forte, você nem compete; então tenho que ter uma natação boa para ser competitivo e a corrida para poder brigar de igual para igual. O nível de corrida está muito alto!”, e complementa que “o meu objetivo atual é competir as provas da World Triathlon e fazer pontos para poder disputar as etapas de World Cup e WTCS”.
PERFIL
Yago Alves
Peso: 65kg
Altura: 1,81m
Nascimento: 16/09/1998 (23 anos)
Equipe: Esporte Clube Pinheiros
Técnico: Marcelo Ortiz
Apoio: Hoka Brasil e AR Sports Wear