Vai ser realizado ainda hoje à noite no horário brasileiro (22hrs a prova feminina e três horas depois a prova masculina), sábado no Japão, a 3ª etapa da World Triathlon Series em Yokohama, onde se encerra o ranking olímpico para os Jogos Rio 2016, depois de dois anos.
O ranking olímpico não determina necessariamente as vagas olímpicas, mas pode definir sim, conforme critério de cada Federação mundial de triathlon.
No caso do Brasil, a brasileira Pâmella Oliveira é a única classificada pois se encontra entre as 40 primeiras do ranking. A jovem Vittória Lopes compete no Japão com olhos para Tóquio 2020.
No masculino, o Brasil abriu uma vaga através de Diogo Sclebin, porém ele precisa estar entre os 40 primeiros para garantir a vaga. Uma boa performance em Yokohama pode definir sua vaga. Danilo Pimentel em ótima forma corre por fora no Japão e precisa de um excelente resultado para entrar na briga (top 3).
Caso nenhum atleta fique entre os primeiros 40 do ranking a vaga será decidida por uma comissão que deverá escolher por critério técnico a vaga em favor de Diogo Sclebin, Danilo Pimentel ou Reinaldo Colucci – que volta de uma séria lesão.
Pela briga do topo do pódio o espanhol Mario Mola e a americana Gwen Jorgensen são os favoritos.