Tradicional evento ocorre neste domingo, na Suíça
Neste domingo, pela 14ª vez em 33 anos, o mundo do duathlon se reunirá no Powerman Zofingen, para receber o Campeonato Mundial de Duathlon de Longa Distância. O que começou em 1989 ainda é o evento indiscutivelmente mais importante do calendário internacional do duathlon, com um percurso considerado o mais exigente de todos os tempos e todas as estrelas do duathlon de longa distância prontas para dar o seu melhor nas montanhas suíças.
Este ano, a cidade suíça receberá participantes de 30 nações, incluindo a maioria dos principais especialistas neste evento e ambos os campeões mundiais, Merle Brunnée (ALE) e Seppe Odeyn (BEL). Outros atletas a serem considerados entre os favoritos neste domingo serão Jens-Michael Gossauer (SUI), segundo em 2021; Matthieu Bourgeois (FRA, o terceiro do ano passado; ou Daan de Groot (HOL), o 2º do Ranking Mundial neste momento.
Merle Brunnée também enfrentará forte concorrência: as suíças Melanie Maurer e Sarah Noemi Frieden tiveram um desempenho muito bom este ano. Maurer levou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Distância Média em Viborg, Dinamarca, Frieden o bronze. Maurer se recuperou de uma lesão no pé de longa data e quer compensar o que perdeu em 2021, subindo ao topo do pódio.
O duathlon longo é extremamente desafiador. Os atletas que competirão em Zofingen terão pela frente uma corrida de 10 km, 150 km de bicicleta e 30 km finais antes de conquistar o título mundial.